A Elera Renováveis acaba de criar um novo marco do desenvolvimento do setor no Brasil através do projeto que permite que empresas que priorizam o investimento em descarbonização contratem energia renovável gerada pelo complexo de Janaúba, maior parque de geração de energia fotovoltaico do Brasil. “Toda a energia de Janaúba ,que tem capacidade de 1,2GWp , está destinada ao mercado livre, sendo comercializada para empresas que priorizem a agenda de descarbonização”, explica o Vice Presidente Comercial e de Novos Negócios da Elera Renováveis, Carlos Guerra.

A Águas do Rio, concessionária de saneamento do estado do Rio de Janeiro, fechou um acordo com a Elera Renováveis para a locação de dois lotes do parque fotovoltaico Janaúba, em Minas Gerais. A iniciativa atenderá, a partir de 2024, todo o consumo de energia elétrica da Águas do Rio negociado em mercado livre de energia, o que representa cerca de 75% do total. A Águas do Rio ocupará uma potência equivalente a 120MWp, aproximadamente 10% de todo o complexo.

A parceria com a Águas do Rio, concessionária da Aegea, que acaba de fechar um contrato de autoprodução com a Elera Renováveis para consumir 120 Mwp de energia gerada pelo complexo de Janaúba, é um marco para o setor de energias renováveis do Brasil“, concluiu Carlos Guerra.

O que é um contrato de autoprodução?
Um contrato de autoprodução é um acordo entre um consumidor e um produtor de energia para que o consumidor possa gerar sua própria energia. No caso da Águas do Rio, a empresa irá alugar uma parte do parque fotovoltaico Janaúba da Elera Renováveis.