A Brookfield adquiriu o controle acionário da empresa de geração de energia IVI Energia, com intuito de investir em Geração Distribuída (GD). A Brookfield passa, agora, a deter 90% da IVI Energia. A gestora anunciou investimentos da ordem de R$ 1,2 bilhão para construção de um parque solar de 300 MWp de capacidade instalada nos próximos 12 meses no país.

Do pipeline acordado para 2024, uma primeira leva de projetos já está sendo construída, são 23 usinas que totalizam 60 MWp com previsão de entrada em operação até o fim do ano. Já a segunda leva, com previsão de entrada em operação para abril de 2024, adicionará mais 90 MW de capacidade instalada e já possui a compra dos equipamentos finalizada.

Com o novo aporte, a Brookfield soma 3,3 GW de capacidade operacional, eólica e solar, e 2,4 GW no pipeline de desenvolvimento, além de 500 MW em formação com os projetos de geração distribuída. Os recursos aportados no projeto fazem parte do Brookfield Global Transition Fund (BGTF), o qual arrecadou para apoiar a transição energética, US$ 15 bilhões. Ao todo, a empresa pretende investir em mais de 100 usinas a serem construídas nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Bahia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Rio Grande do Norte.

Fonte: https://valor.globo.com