A Start-up Renkube desenvolveu um vidro inteligente impulsionado por inteligência artificial que aumenta a captação de luz solar e a sua direção para as células solares, incrementando assim a produção de energia em até 20%. Este novo desenho de painel solar que atualmente está em processo de patente utiliza um prisma redirecionador de luz solar que atua como um girassol, absorvendo mais luz solar e direcionando para as células solares.

Esta inovadora tecnologia pode possibilitar uma nova era para as centrais solares que se usarem o sistema de capacidade de seguimento de forma estática usando o vidro ótico. Este sistema possibilitará uma mais eficiência de produção de energia, o que fará com que os projetos tenham um retorno mais rápido tornando-se bem mais atrativos.

Os painéis solares capazes de direcionar a luz solar excessiva para o solo potencializa o crescimento das plantas e a sua tecnologia poderia poupar sete mega toneladas de emissões de CO2 em 25 anos, isto para uma central solar de 1 GW.

Além disse o sistema permite obter vantagens financeiras, com projetos de custo por watt menor e consequentemente com um tempo de retorno mais rápido quando comparado com os sistemas tradicionais de painéis solares fotovoltaicos.

Fonte: Portal Energia