A empresa do setor mineral AngloGold Ashanti inicia, neste mês, os trabalhos com a primeira carregadeira 100% elétrica a operar em uma mina subterrânea no Brasil, em Minas Gerais. A mineradora ainda deve investir cerca de R$ 13 milhões no projeto de substituição da frota movida a diesel, incluindo o aluguel de equipamentos e adequações na infraestrutura.

A carregadeira fabricada pela multinacional Epiroc, modelo ST14, contribuirá para a redução de 9.120 litros de óleo diesel pela mineradora por mês. A AngloGold espera substituir três modelos a diesel por veículos elétricos até 2025. O processo de troca da frota deste tipo de veículo na mina Cuiabá deve ser concluído até o final de 2027.

O diretor das Operações Cuiabá da AngloGold Ashanti, Luis Otávio Lima, revela que a carregadeira elétrica já entrará em operação nesta quarta-feira (6), em fase de testes, que durará cerca de 18 meses. “O equipamento desce hoje e já começa a operação amanhã. O local já está definido e ele já começará a operar”, relata. Após esse período, está previsto o início da implementação do sistema de operações remotas.

Fonte: Diário do Comércio MG