O Governo Federal deverá enviar até o fim do ano o projeto que trata do marco regulatório sobre hidrogênio verde para o Congresso Nacional. A proposta defende o diesel verde, que prevê o aumento da mistura do biodiesel, para melhorar a integração da política de descarbonização da mobilidade de transporte no Brasil.
O hidrogênio (H²) é um dos materiais que estão sendo estudados em vários países do mundo como opção para substituir derivados do petróleo. Ao ser queimado como combustível, o hidrogênio não gera poluentes, como o gás carbônico gerado pela gasolina, por exemplo. Como o Brasil gera a maior parte de sua energia via hidrelétricas, o país tem forte potencial para se tornar um grande produtor de hidrogênio verde.
Uma das vantagens é que a produção de hidrogênio poderia ser feito localmente, já que o insumo pode ser obtido a partir da água e seria possível criar pequenas usinas locais de fabricação. No entanto, os equipamentos ainda são caros, e é preciso estudar melhor como os equipamentos das fábricas podem ser adaptados para funcionar com hidrogênio.No entanto, o item exige cuidados para ser transportado em longas distâncias, pois é bem mais inflamável que outros gases, como o metano, o que aumenta o risco de incêndios. O material pode ser levado em cilindros pressurizados ou em gasodutos, mas ambos precisam receber adaptações para transportá-lo.
Fonte : Exame.com.br