Todo o consumo de energia de uma das maiores redes de vestuário e moda do Brasil será certificado a partir de agora pelo Complexo Eólico Renascença, no Rio Grande do Norte

Reforçando o seu compromisso com as práticas sustentáveis, a C&A informa que atingiu a marca de 100% do seu consumo de energia produzido por fontes renováveis, através da aquisição de I-RECs (Certificados Internacionais de Energia Renovável). Os certificados, que permitem a rastreabilidade da fonte geradora, serão fornecidos pelo Complexo Eólico Renascença, no Rio Grande do Norte, operado pela Elera Renováveis. Essa operação irá neutralizar as emissões do consumo de energia referente a 2023 de uma das maiores varejistas do Brasil e evitará a emissão de 7,3 mil toneladas/CO2 ao meio ambiente.

O Complexo Eólico de Renascença está localizado no município de Parazinho, no Rio Grande do Norte, com capacidade total instalada de 150 MW e é operado pela Elera desde 2015. Além da energia renovável, o Complexo desenvolve em projetos sociais em seu entorno, como, por exemplo, capacitação de jovens e adultos com deficiência na região de João Câmara.

Com a aquisição dos I-RECs, a C&A reforça o seu compromisso em reduzir a emissão de gases de efeito estufa, além de comprovar a origem da energia consumida. O Programa de Certificação de Energia Renovável no Brasil utiliza, desde 2017, a plataforma de registro e emissão de certificados do International REC Standard, conhecido como I-REC. Isso garante que os certificados emitidos no Brasil seguem os mesmos padrões daqueles emitidos em outras regiões do mundo.

Cyntia Kasai, Gerente-Sênior de ASG explica que a neutralização das emissões de gases do efeito estufa é um compromisso mundial da empresa e uma exigência do mercado. “Estamos comprometidos em contribuir para a transformação da indústria da moda e trabalhamos para oferecer aos nossos clientes produtos mais sustentáveis para que possam fazer melhores escolhas. Queremos incentivar, promover e nos engajar em iniciativas que garantam o desenvolvimento sustentável do nosso negócio: buscamos todos os dias fazer uma moda com impacto positivo.”, afirma Cyntia Kasai.

A Elera atua no mercado de REC desde 2018. A operação com a C&A é a primeira com uma empresa varejista.

Segundo Natascha Andrade Ferrareto Padis, Diretora Comercial da Elera Renováveis, os certificados de energia renovável são a forma mais confiável de comprovação da origem da energia consumida, permitindo que diversos setores da economia atinjam suas metas de sustentabilidade, em conformidade com os padrões internacionais de contabilidade de carbono. Os I-RECs comprovam a utilização de energia limpa, renovável e rastreável. “Estamos preparados para uma nova era de investimentos sustentáveis, que nos deixará ainda mais próximos de nossos clientes e nos permitirá atender às suas necessidades com mais agilidade”, conclui Natascha.