Dina Storch, diretora executiva da área de energia renovável e transição da Brookfield

Dina Storch, diretora executiva da área de energia renovável e transição da Brookfield

Brookfield compra 41 usinas solares de pequeno porte em sete estados brasileiros somando mais de 110 megawatt-pico em sua geração. A transação foi realizada através da Ivi Energia, braço de negócios de geração distribuída da gestora canadense Brookfield, que adquiriu os ativos de energia solar da Trinity Energia Renováveis. O negócio compreende 41 usinas solares de pequeno porte em sete Estados que totalizam mais de 110 megawatt-pico (MWp) e que devem entrar em operação até o início de 2025.

No fim de 2023, a empresa anunciou R$ 1,2 bilhão em investimentos na formação de um parque gerador de 300 MWp de capacidade solar em 12 meses. Os recursos do projeto fazem parte do Brookfield Global Transition Fund (BGTF), fundo que captou US$ 15 bilhões no maior capital privado já levantado para apoiar a transição energética no mundo.

A diretora executiva da área de energia renovável e transição da Brookfield, Dina Storch, acrescenta que a empresa continua em busca ativa de novos projetos no segmento. “Seguimos buscando boas oportunidades para ampliar nosso portfólio, seja em projetos greenfield [novos] ou em projetos já em operação”, diz.

O presidente da Ivi, Chris Sattler, enfatiza que os projetos já garantiram ou estão em processo de levantar financiamento. Os níveis de alavancagem podem variar de acordo com os custos e os fluxos de caixa projetados para cada empreendimento.

Fonte: Valor Econômico